Confira a importância de definir um nicho de mercado para montar a sua persona

Antes de definir as personas de seu negócio, você precisa estabelecer qual será o seu nicho de mercado. Nicho de mercado nada mais é do que uma parcela de consumidores de um mercado maior, que são atendidos de maneira específica. Essa parcela, muitas vezes, ainda não tem as suas necessidades exploradas. Daí, surge uma grande oportunidade para o empresário.

Um exemplo vai te ajudar a entender melhor o que é nicho de mercado. Imagine que você seja um professor de inglês e queira dar mais aulas particulares. Em vez de querer se comunicar com todas as pessoas que desejem aprender o idioma, você poderia segmentar e focar em uma parcela formada por pessoas com mais de 50 anos, que queiram dominar a língua inglesa para viajar ou usar em uma nova profissão. Esse é um exemplo de nicho de mercado.

Para definir o seu nicho de mercado, é necessário ir subdividindo um mercado principal (no exemplo acima seria o de pessoas que queiram aprender Inglês). No final, você chegará a um grupo de indivíduos parecidos com problemas e desejos similares.

O ideal é que o seu produto e a sua comunicação estejam moldados para atingir e satisfazer essa parcela. Caso você seja professor de Inglês e o seu método não é indicado para pessoas com idade avançada ou você simplesmente não goste desse público, esse nicho de mercado precisa ser mudado.

Ao escolher um nicho para o seu produto, ele deve ter potencial pagador (você não quer optar por um grupo que não possa pagar pelo seu produto, certo?), ter tendência de crescimento e renovação e possuir um tamanho grande o suficiente para expansão de seu negócio. Além disso, essa parcela precisa ter um problema a ser resolvido pelo seu negócio e ser homogênea para o seu conteúdo de vendas ter um impacto em todo o grupo.

Com o nicho de mercado definido, você pode montar a sua persona, que seria a reapresentação de um cliente ideal dentro do seu nicho. Em um grupo formado por pessoas com mais de 50 anos que desejam aprender inglês, podemos construir a persona a seguir.

Regina possui 56 anos, é moradora da cidade do Rio de Janeiro e se aposentou recentemente após trabalhar a carreira toda como funcionária pública. É casada com um empresário, possui dois filhos que saíram de casa recentemente. Ela adora viajar e costuma sair do Brasil pelo menos uma vez por ano. Porém, ela não sabe falar inglês e se sente mal por não conseguir ler as placas e os avisos e nem se comunicar direito em aeroportos, restaurantes e hotéis. Já tentou estudar em Inglês em escola de idiomas e on-line, mas desistiu pouco tempo depois. Ela ouve das amigas que aprender Inglês é fácil e fica triste por não ter conseguido ainda.

Com as informações do seu nicho e, posteriormente, da sua persona, você conseguirá construir os conteúdos do 4ºP da melhor forma possível, além de montar uma oferta irresistível para fazer a sua audiência comprar o seu produto e se tornar até um estudo de caso para o seu negócio. Você também poderá fazer mudanças no próprio produto para torná-lo melhor para o seu nicho e para a sua persona.

 

 

 

 

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