Confira o que você precisa saber ao planejar o seu funil de vendas

Criar um funil de vendas é uma das tarefas mais importantes quando falamos do Planejamento (2ºP). O funil de vendas é uma sequência de etapas que acompanham e conduzem o seu cliente ideal até o momento da compra, matando objeções e valorizando o produto e a solução que ele traz para o consumidor. Ele é muito importante para você construir um processo de vendas e não apenas aproveitar as oportunidades que ocasionalmente aparecem. Dessa forma, o vendedor, ao utilizar um funil de vendas, terá mais previsibilidade sobre a receita, o que vai diminuir o risco do negócio.

Para montar o seu funil de vendas, você precisa entender como o seu consumidor age no processo de compra. Por conta disso, o 1P (Pesquisa) tem um peso enorme no 2ºP. Com essas informações, o vendedor saberá como potencializar o seu funil e que tipo de conteúdo produzirá para cada etapa.

O funil de vendas tem três etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. É no topo que a sua marca deve chamar a atenção do consumidor. Nessa primeira etapa, o potencial cliente recebe as primeiras informações sobre a oportunidade que ele tem para resolver um problema ou realizar um sonho. Nesse estágio, o vendedor deve trabalhar a atração.

No meio do funil de vendas, o consumidor recebe mais informações sobre a oportunidade que o seu produto traz. Nessa fase, o vendedor deve valorizar o produto ou serviço que está¡ vendendo e matar as objeções que ainda impedem a compra. É função sua aumentar o valor percebido da sua solução nesse momento.

Já no fundo do funil, o vendedor manda para o consumidor o conteúdo de vendas, com um CTA (call-to-action), convidando a pessoa a comprar determinado produto ou serviço. Nesse momento, você deve trabalhar a conversão pelo preço que construiu ao longo do seu funil, aumentando o valor percebido da sua solução. O valor percebido deve ser sempre maior do que o preço. Se o seu produto custa R$ 10 mil, faça ele parecer que custa R$ 20 mil. Isso é fundamental para aumentar a conversão de vendas.

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