Confira os cinco gatilhos mentais mais poderosos para deixar o seu restaurante lotado

Os gatilhos mentais são uma poderosa ferramenta para produzir um conteúdo persuasivo para vendas. Aqui no Blog, temos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Caso você ainda não tenha visto, clique aqui. Neste post, vamos sair um pouco da teoria e mostrar como utilizar os gatilhos mentais em um determinado mercado.

No Brasil, há 6,4 milhões de bares e restaurantes, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Eles representam 16% do total de empresas do país e 99% deles são de micro e pequenas empresas. Então, nada melhor do que mostrar a você quais os gatilhos mentais mais indicados para quem tem esse negócio.

O objetivo de qualquer empresário desse ramo é aumentar o número de clientes e, por consequência, as vendas do estabelecimento. Em um universo tão grande, porém, há locais com diferentes especialidades, preços e atendimentos. Logo, as personas tendem a ser diferentes. Não se esqueça: o seu conteúdo e os seus gatilhos vão depender muito da personificação de seu cliente ideal.

Confira os 5 gatilhos mais apropriados para deixar o seu restaurante lotado:

  • Prova Social

Gatilho forte em diversos segmentos, a prova social também tem um grande impacto no setor de bares e restaurantes. Caso você esteja pensando em ir a um estabelecimento e veja muitos comentários positivos na página dele, a tendência é que você, realmente, tome a ação de fazer a sua refeição lá. Para conseguir tais depoimentos, o seu atendimento e o seu produto devem ser impecáveis para motivar os seus clientes a contarem essa experiência.

Porém, uma repercussão negativa de seu restaurante terá um papel totalmente inverso e fará com que as pessoas evitem o seu estabelecimento. A prova social funciona como um marketing boca a boca, que é muito poderoso.

Depoimentos em suas páginas nas redes sociais, vídeos de clientes satisfeitos depois de uma refeição e um estabelecimento lotado são ótimas provas sociais para atrair mais clientes.

  • Escassez

Você pode não perceber, mas esse gatilho é muito presente no segmento de bares e restaurantes e dá ótimos resultados. Vários estabelecimentos criam pratos que serão vendidos apenas por um curto período ou em dias específicos. Isso leva as pessoas a correrem a esses locais para não perderem a oportunidade de saborear tal produto.

O gatilho da escassez também pode ser usado na questão de preços, bônus e descontos. Você pode dar descontos em horários específicos do dia ou para os primeiros clientes de um determinado período. Já os bônus podem ser compostos por entradas, sobremesas ou até bebidas gratuitas para os primeiros clientes ou para pequenos períodos de tempo.

O conteúdo com o gatilho da escassez pode ser publicado nas redes sociais do restaurante. Postagens com impulsionamento são ótimas para fazer essa mensagem chegar a mais potenciais clientes.

  • Ganância

Esse gatilho é muito utilizado principalmente pelas redes de Fast Food. É o famoso “comprar mais por menos”. Um sanduíche à parte custa R$ 15. E a promoção com sanduíche, batata e refrigerante sai por R$ 19. Essa estratégia acaba sendo muito eficaz e aumenta a quantidade de produtos vendidos.

Outros restaurantes costumam usar o gatilho da ganância com os cupons de descontos. Muitos estabelecimentos fazem acordos com empresas de compras coletivas para impulsionar as vendas.

O ideal é utilizar as suas redes sociais para comunicar o seu público de suas promoções e preços. O gatilho da ganância é ligado à percepção de caro e barato de sua persona. Por isso, informe corretamente o preço e o que ele vai levar pagando esse montante.

  • Gatilho da Culpa/Autoindulgência

O gatilho da culpa dá muito resultado quando falamos de restaurantes considerados românticos e com um alto preço. Muitas pessoas, para eliminar o sentimento de culpa, acabam levando o parceiro para um jantar em um lugar legal para compensar a falta de tempo com a pessoa amada ou algum erro cometido. Veja um exemplo de conteúdo: “Há quanto tempo você não leva a sua esposa para um jantar romântico? Viver bons momentos a dois é o segredo para um casamento feliz”.

Já a autoindulgência é muito útil para mostrar que a sua persona merece bons momentos em seu restaurante, mesmo com altos preços. Confira um exemplo: Presenteie-se com a melhor lagosta de São Paulo. Depois de uma semana de trabalho áduo, venha desfrutar de nosso delicioso cardáio.

  • Gatilho da Autoridade

O gatilho da autoridade dá resultado em qualquer segmento. No caso de restaurantes, não seria diferente. Mesmo com altos preços, os estabelecimentos, com certificações, como “estrelas Michelin” e bem colocados em rankings de revistas, sites e jornais, sempre estão lotados.

Chefs celebridades, que estão em alta hoje em dia, também acabam repassando as suas autoridades para os restaurantes, mesmo que sejam os locais recém-inaugurados. Outra forma de mostrar a autoridade de seu estabelecimento é expor imagens de pessoas famosas que frequentem o seu negócio. Isso vai passar muita credibilidade e comprovará que o seu produto é realmente bom.

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