Confira os três aspectos que derrubam a sua taxa de conversão de vendas

O 8ºP do método 8Ps é a Precisão. E nessa etapa que devemos mensurar os resultados e, a partir das métricas utilizadas, saber se a taxa de conversão de vendas foi boa ou não. Neste artigo, não vamos falar sobre indicadores. Esse tema será abordado nas nossas próximas postagens no Blog Verticale. A análise dos resultados do funil de vendas é o primeiro passo para o vendedor realizar mudanças nos outros 7Ps. Por isso, o 8ºP tem um papel fundamental para tornar a sua máquina de vendas cada vez mais assertiva.

Geralmente, são três os aspectos que fazem a sua taxa de conversão de vendas cair drasticamente. Você, ao perceber que os resultados estão aquém do esperado, deve analisar esses três pontos, perceber o que deve ser mudado e partir para mais uma rodada de tentativas.Testar é um dos segredos para fazer o seu negócio decolar.

O primeiro ponto que derruba qualquer taxa de conversão de vendas é uma oferta ruim. A oferta é tudo aquilo que você fala do seu produto e, por conta disso,é primordial quando você deseja vender. Uma oferta que não gere emoção, não crie conexão, não mate objeções e não explique os detalhes técnicos do seu produto ou serviço está fadada ao fracasso. Esse conteúdo precisa ser atraente para o seu cliente idealPara isso, a Pesquisa precisa ser bem feita para a produção de conteúdo ser eficaz.

Outro fator que prejudica a sua taxa de conversão de vendas é a escolha de um público errado. Não adianta fazer uma oferta perfeita para um público de mães de filhos de até dez anos e enviá-la para mães que têm filhos já casados. Por conta disso, ao fazer o anúncio, o vendedor precisa direcionar esse material para o público com quem deseja conversar para fazer uma venda. Outro equí­voco comum é errar a pessoa que realmente decide pela aquisição do produto. Por exemplo, se você vende pacotes de viagens para pessoas idosas, dependendo do caso, são os filhos que farão compra. Dessa forma, a comunicação deve ser feita pensando nos filhos das pessoas que realmente vão usufruir de seu produto. A Pesquisa nesse caso também é fundamental,já que você precisa entender o comportamento de compra do seu mercado. Cada segmento tem a sua peculiaridade.

Um produto com problemas é o terceiro ponto que mata a taxa de conversão de vendas. Você acertou no público e fez uma oferta ótima, mas, se o produto não for condizente com a sua oferta, o problema será enorme. Em um primeiro momento, o vendedor não sentirá esse impacto negativo. Porém, à  medida que os compradores da sua solução ficarem insatisfeitos, a quantidade de comentários negativos sobre a sua empresa irá crescer. Com a propagação desses depoimentos criticando o seu produto, você sofrerá um abalo de reputação e, certamente, suas vendas despencarão.

 

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