Confira quais são os três tipos de tráfego que você pode utilizar em seu negócio

Ao fazer a estratégia de Promoção (5ºP) de seu produto, o vendedor deve pensar o seu conteúdo para três etapas diferentes. São necessários materiais para fazer o público te conhecer, confiar em você e, por fim, comprar a solução presente em seu produto. O início desse processo todo é a atração de potenciais clientes. Logo, você precisa gerar tráfego para a sua base. Dentro do Método 8Ps, há três tipos de tráfego que você pode utilizar em seu negócio.

O primeiro deles é o tráfego que você não controla, o que chamamos de orgânico. O vendedor não possui domínio sobre essa movimentação de pessoas porque elas podem achar as suas páginas (Blog, Facebook e canal no YouTube) através de uma busca no Google ou por conta de alguma indicação. Em contrapartida, ao usar esse tipo de tráfego, o vendedor não pagará nada para fazer o seu conteúdo chegar até esse cliente ideal. Porém, o seu material deve ser de impacto e agregar valor.

Como o vendedor não possui controle e não sabe que tipo de pessoas está chegando, o conteúdo será o indicativo da audiência. O seu material será o responsável por atrair aquele que você julga ser o seu cliente ideal. A primeira coisa que você deve fazer quando essas pessoas chegarem a você é transformá-los em leads. Lead é um potencial consumidor do seu negócio e ele recebe essa denominação após deixar o contato (normalmente e-mail) com você. Uma boa maneira para essa conversão e uma recompensa digital.

Após esse processo, é preciso segmentar esses leads, já que eles, mesmo impactados por um conteúdo igual, podem ter objetivos totalmente diferentes. Os materiais dentro de seu funil de vendas irão identificar quais desses leads são realmente os seus clientes ideais.

O segundo dos três tipos de tráfego que você pode utilizar em seu negócio é o que você controla. Nesse caso, a sua empresa paga por esse tráfego. Você tem domínio dessa movimentação de pessoas porque, quando produz um anúncio, o vendedor especifica para que tipo de pessoas esse material deve ser enviado. Geralmente, você opta por indivíduos que tenham características similares a da sua persona.

Esse tipo de tráfego tem o benefício ser mais rápido e também permite uma mensuração de resultados melhor na comparação com o orgânico. Com o tráfego pago, você gasta mais dinheiro, mas economiza tempo. Entretanto, um não exclui o outro. Você pode utilizar os dois em seu 5ºP. Você pode fazer um teste com o tráfego gratuito e, depois, investe no pago. Veja se o conteúdo é realmente bom para, aí sim, colocar dinheiro no processo.

O terceiro tipo de tráfego é o próprio. Na verdade, você utiliza o tráfego orgânico e o pago para transformar essas pessoas em leads. Ao conseguir o contato do indivíduo, você se torna dono do tráfego. Dessa forma, o vendedor pode se comunicar e enviar conteúdos para o lead sem restrições. O potencial consumidor recebe materiais valiosos e segue em frente em sua jornada do consumidor até se tornar um comprador. Por isso, a venda, dentro do Método 8Ps, deve ser feita em duas etapas. Primeiro você transforma alguém em seu lead para depois vender algo para esse lead.

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