Conteúdos de qualificação para gerar credibilidade: O que eu preciso saber?

A Pesquisa (1ºP) é a base de todo o Método 8Ps, criado por Conrado Adolpho. O conteúdo, por sua vez, é o responsável por fazer esse processo girar. Esses materiais são importantes para o seu consumidor partir de um estágio tranquilo, incomodado ou pesquisador até o comprador e/ou propagador. Após se tornar o seu lead, o potencial cliente deve receber o que chamamos de conteúdos de qualificação. Depois de trocar um contato por uma recompensa digital, o indivíduo terá à disposição materiais que ensinem mais sobre a solução que ele está procurando e que foi parcialmente explicada na recompensa.

Os conteúdos de qualificação têm a função de matar as objeções da sua persona, valorizar o produto/serviço que está à venda e, logicamente, vender. Esses materiais ajudam a aumentar o valor percebido da sua solução, além de gerar credibilidade para você, sua marca e sua empresa. Para isso, o conteúdo precisa ser relevante para a sua audiência. A questão da credibilidade é muito importante dentro de um processo de vendas.  As pessoas compram de quem conhecem e em quem confiam. E você, ao enviar materiais de qualidade e de forma gratuita para o seu público, ganhará muitos pontos junto a esse grupo.

Por serem gratuitos, os conteúdos de qualificação não devem estar organizados o suficiente para que o seu consumidor consiga aprender sozinho a solução. Os conteúdos de qualificação não podem mostrar “como” resolver um problema ou realizar um sonho de seu cliente ideal. Isso é função do seu produto/serviço. Na verdade, esse material vai mostrar o “o que” sobre a dor ou o sonho de sua persona. Porém, para gerar credibilidade, mesmo com uma certa desorganização, esse material precisa ser relevante. Nunca é demais repetir isso.

Esses conteúdos devem ser enviados no meio do seu funil de vendas. Geralmente, o vendedor posta os materiais em um blog ou em seu canal no YouTube e envia para os leads um e-mail marketing. Nessa mensagem, você deve fazer uma breve introdução sobre o tema e colocar um botão CTA (call-to-action) para guiar o seu potencial cliente para o conteúdo de qualificação.

 

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