Funil de vendas e os estágios de conscientização do problema do consumidor

As dores e os problemas de sua audiência são, como vimos anteriormente, questões muito importantes para a elaboração da persona e a criação dos conteúdos de vendas. Geralmente, as pessoas compram mais para resolver um incômodo do que alcançar algum prazer. Por conta disso, se você produzir uma oferta que mostre que o seu produto/serviço pode resolver um grande problema do seu cliente, suas vendas crescerão exponencialmente.

Entretanto, nem todos os seus consumidores sabem que têm uma dor. A função do conteúdo é alertá-los para isso. Caso esteja tranquilo, seu cliente dificilmente comprará algo de você. Quanto mais agitado e incomodado com o problema, mais fácil será para alguém comprar de você.

Normalmente, o consumidor possui diversos estágios em relação ao problema que você e o seu produto devem resolver. O primeiro deles é quando a pessoa não faz ideia de que possui algum problema. Vender algo para ele nessa etapa é muito difícil, já que o indivíduo ainda está frio dentro de um funil de vendas.

O segundo grau é quando a pessoa sabe que possui um problema, mas não tem ideia de como resolver essa dor. Nesse estágio, o potencial consumidor não se preocupou em solucionar o problema por ainda não se sentir muito incomodado ou pela simples falta de tempo. Na sequência, o eventual cliente já está à procura de uma solução, mas perdido por conta do excesso de informações disponíveis na internet.

O quarto grau de conscientização do problema é o momento em que a pessoa avalia algumas poucas opções de soluções. Ela está prestes a comprar, mas ainda possui dúvidas. Por fim, o último estágio é quando o cliente, finalmente, realiza a compra e vai comprovar se o produto realmente funciona para resolver o seu problema.

Ao produzir o conteúdo, o vendedor precisa estar atento a esses detalhes. Dentro de seu funil de vendas, você precisa ter conteúdos específicos para cada um dos estágios de conscientização do problema de sua persona para levar o seu público para o estágio seguinte.

O funil de vendas tem a finalidade de levar o consumidor de um estágio inicial até o ato de executar uma compra. Ao longo desse processo, você deve alimentar o seu lead com conteúdos diferentes, que podem ser inspiracionais, técnicos e persuasivos. Lembre-se que as pessoas compram de quem elas conhecem e confiam. Pense nesse aspecto ao produzir o seu material.

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