Jornada do Herói: Como criar conexão entre vendedor e cliente

O 4ºP do Método 8Ps é a publicação de conteúdo. Dentro de um funil de vendas, o conteúdo tem a função de matar objeções, valorizar o produto e, por fim, fazer o consumidor comprar. Ao planejar a produção de conteúdo, você precisa lembrar que, no começo, deve utilizar aquilo que já está na mente de seu consumidor. Para isso, voltamos ao 1ºP – Pesquisa. Como já foi dito por aqui várias vezes, o seu planejamento de marketing começa com a sua persona bem definida.

Há três tipos de conteúdo de acordo com o Método 8Ps: inspiracional (histórias), técnico (explicação objetiva sobre o produto/serviço) e persuasivo para vendas (gatilhos mentais e eliminação de objeções). Neste post, vamos abordar os conteúdos inspiracionais (histórias).

O conteúdo inspiracional possui a função de mudar o estado emocional de sua persona. Ele é totalmente voltado para a emoção de seu cliente ideal. A emoção é fundamental dentro de um processo de vendas. Não se esqueça disso na hora de produzir os seus conteúdos, principalmente os inspiracionais.

Uma boa história e um excelente material objetivo explicando o seu produto/serviço ajudam muito na hora de produzir o conteúdo de vendas. O enredo de seu conteúdo precisa inspirar os seus potenciais clientes para que, dessa forma, haja uma ligação emocional entre vocês.

Segundo Conrado Adolpho, a emoção é o combustível da ação. Por conta disso, o conteúdo inspiracional é tão importante dentro de um funil de vendas. Ele tem o papel de criar uma conexão entre vendedor e cliente. As pessoas tendem a comprar de quem elas gostam e confiam.

Uma boa história pode mudar o estado emocional do consumidor. Quando isso ocorre, geralmente, o potencial cliente toma uma decisão, que pode ser a de comprar o seu produto/serviço. Com a sua persona bem montada, descubra como você pode contar uma história que a inspire.

Atiçar a imaginação de sua persona é um importante passo para convencê-la a tomar uma ação. Os conteúdos inspiracionais ajudam nesse processo, já que criam estados emocionais. Resumindo, as histórias mexem com a nossa imaginação e, nela, nossas emoções são criadas.

Uma das melhores formas para contar uma história inspiracional é utilizar a Jornada do Herói. Esse método de narrativa é empregado em quase todas as peças culturais, como filmes, novelas e seriados. Os diretores usam esse tipo de construção porque gera conexão e mostra uma transformação. Nós acabamos nos identificando com os protagonistas dessas histórias e acabamos nos inspirando neles.

Dentro de seus conteúdos, você pode abordar a Jornada do Herói de duas maneiras diferentes. Esses dois meios, no final, acabam se complementando.

A primeira maneira é você contar qual é a sua Jornada do Herói. Como você venceu as suas dores e conseguiu chegar ao local onde o seu cliente quer alcançar. Nesse caso, ao produzir o material, busque usar as mesmas palavras que o seu público geralmente utiliza para gerar uma conexão maior. Muitas vezes, os seus problemas vencidos são os mesmos que impedem o seu cliente de superar uma dor e conquistar essa transformação. Nesse caso, você será como um espelho para o seu consumidor.

Por exemplo, se você é um empresário de sucesso e o seu produto é um curso que vai tornar o seu cliente um grande empresário, não deixe de contar como você atingiu tal posição. Ao produzir o material, conte as dificuldades passadas, de forma clara e objetiva – com muitos detalhes -, para se relacionar com o atual momento vivido pela sua persona.

Outra forma de usar a Jornada do Herói é contar a história de seus clientes que já compraram de você e, por causa de seu produto/serviço, conseguiram uma transformação. Os depoimentos de compradores satisfeitos com boas histórias são ótimos para criar conexão com potenciais clientes e funcionam como Prova Social. Você também pode apresentar esse material de uma forma mais longa, que recebe o nome de “estudos de caso”.

Os “estudos de caso” são testemunhais mais longos. São conteúdos que, além de criar uma forte conexão, matam objeções e valorizam o produto. Logo, eles conseguem realizar as funções básicas de um conteúdo dentro do funil de vendas.

Após ler esse material, você consegue nos contar qual é a sua Jornada do Herói? Caso ainda não chegou ao seu Ponto B (local que deseja alcançar), você poderia imaginar como será essa jornada até finalmente realizar essa transformação? Esse exercício será um ótimo treino para você produzir um conteúdo vencedor para a sua persona.

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