Onde está o meu cliente ideal? Veja como chegar até ele

A montagem da persona de seu negócio é fundamental para você vender mais. Ao fazer o 1ºP (Pesquisa) do Método 8Ps, o vendedor precisa saber quem é o seu cliente ideal, quais  os sonhos e as dores que ele tem e como resolver os problemas dele. A identificação desses três itens é necessária para a sua conversão de vendas ser maior. Em resumo, você precisa conhecer bem a sua persona para saber como se comunicar com ela.

Outra pergunta fundamental que o vendedor precisa responder é como fazer o conteúdo chegar até o seu cliente ideal. Para isso, em primeiro lugar, o vendedor precisa saber onde encontrar os consumidores certos. Aqui, trataremos do ambiente online apenas, já que é mais barato e efetivo fazer anúncios nesses locais.

Para saber onde encontrar o seu cliente ideal do ambiente online, você precisa responder algumas perguntas:

  • Quais Fan pages ele curte no Facebook?
  • Quais palavras-chave ele pesquisa no Google?
  • Quais blogs ele acompanha?
  • Quais perfis ele segue no Instagram?
  • Quais canais ele assina no YouTube?
  • Que sites ele visita com frequência?

Após responder esses questionamentos, você terá informações valiosas para saber onde publicar os seus anúncios e como fazer a segmentação. Por exemplo, ao saber que tipo de páginas o cliente ideal curte, será mais fácil para o vendedor na hora de planejar o anúncio. Se eu sei que o meu consumidor não realiza pesquisas no Google, eu não vou investir em comunicação nessa ferramenta. Por conta disso, a Pesquisa é tão importante. Se é bem feito, o 1ºP faz você gastar menos e vender mais.

Com os dados demográficos, os sonhos e as dores do seu cliente ideal, o vendedor conseguirá fazer um conteúdo poderoso. E, ao saber onde o consumidor certo está, conseguirá entregar a sua mensagem de uma maneira bem mais assertiva. Além disso, por estarmos falando do ambiente online, você conseguirá fazer modificações com a sua campanha em andamento, além de ter mais facilidade na mensuração dos resultados (8ºP). Nunca foi tão democrática a comunicação entre empresário e consumidores.

 

 

Leave A Response

* Denotes Required Field