Persona – O primeiro passo dos 8Ps do Marketing

A elaboração da persona de seu cliente ideal é fundamental em um processo de marketing, que tem como objetivo final vender mais. Como o criador do Método 8Ps, Conrado Adolpho diz, “a venda começa com o outro”. Dessa forma, você precisa conhecer quem está do outro lado, saber os seus desejos e as suas dores para, aí­ sim, ter uma assertividade maior na hora de vender.

Dentro de um processo de marketing, a elaboração da persona deve ser a primeira coisa a ser feita pelo empresário. Essa etapa está inserida no 1ºP é a Pesquisa. Os outros 7Ps são os seguintes: Planejamento, Produção das Plataformas, Publicação de conteúdo, Promoção de conteúdo e de vendas, Propagação, Personalização da comunicação de vendas e Precisão.

O que é uma Persona?

Chamamos de persona a representação fictícia de seu cliente ideal. O cliente ideal é aquele consumidor engajado com seu conteúdo e que confia em você e no seu produto. Em outras palavras, é o comprador que todo o vendedor gostaria de ter.

A Persona, mesmo sendo ficcional, é baseada em dados reais, como características demográficas e comportamentais de seus clientes. Histórias pessoais, motivações, desejos, desafios e medos também são informações importantes para montar a persona de seu negócio.

Criar a persona vai ajudar na elaboração de conteúdos e ofertas para melhorar as suas vendas. Em poucas palavras, para você oferecer algo a alguém, você precisa conhecer bem esse alguém para convencê-lo a tomar uma ação.

Ter uma persona bem estruturada facilita todo o processo do 8Ps. Com essa informação, você poderá fazer o melhor produto/serviço possível para resolver os problemas da personificação de seu cliente ideal. Também conseguirá saber onde encontrar esse consumidor, produzirá o conteúdo certo e montará uma oferta matadora.

Para desenhar a persona de seu negócio, você terá que fazer uma pesquisa com os seus clientes. Quais deles são os seus melhores compradores? Após responder a essa pergunta, comece a juntar todas as informações que você tem para montar a sua persona. Pesquisas pós-vendas são úteis para essa coleta de dados. Caso você ainda não tenha sua empresa, imagine quem poderia ser o seu cliente ideal e faça o mesmo processo.

O seu negócio pode ter um grupo de personas. Muitas vezes, um mesmo produto pode possuir mais de um cliente ideal. Por exemplo, um curso digital sobre Maternidade pode ser destinado para consumidoras totalmente diferentes, como mães de primeiro filho ou mães que já tiveram dois ou três filhos. Conhecendo todas as personas de seu negócio, você poderá fazer conteúdos específicos para pessoas diferentes para vender o mesmo produto. Isso aumentará a sua conversão de vendas.

A elaboração da persona é um processo que está sempre em transformação. Muitas vezes, em um primeiro momento, não temos todas as informações necessárias para criar essa personificação do cliente ideal. Por causa disso, esteja sempre aberto a mudanças para as personas de seu negócio.

Ao analisar os resultados e as métricas de seu funil de vendas, esse é o 8ºP (Precisão-Métrica), você terá mais informações para voltar e fazer mudanças em qualquer parte do seu processo, principalmente no 1ºP. Muitas vezes, com pequenas alterações em sua persona, a sua conversão de vendas pode crescer bastante. Esse é um dos grandes benefícios do Marketing feito no ambiente digital: a possibilidade de modificação ao longo de todo o processo.

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