Personalização: Como matar as objeções que te impedem de vender

Depois de produzir o seu conteúdo, fazer a promoção dele e adotar as técnicas corretas para propagá-lo, você chegará ao 7ºP do Método 8Ps. Essa etapa é a Personalização. Ou seja, esse é o momento da empresa conversar com os clientes, geralmente através de um suporte de vendas ou uma equipe de vendas. Se o consumidor chegou até esse estágio, ele já é um lead aquecido e está pronto para comprar. Porém, muitos deles ainda não compram por ainda terem objeções. Por isso, se faz necessária uma comunicação mais personalizada.

Será tarefa de seu suporte de vendas responder algumas dúvidas que o conteúdo não esclareceu. É função desses profissionais derrubar as últimas objeções dos consumidores e fechar a venda. Ao descobrir quais são as dúvidas que não foram sanadas nos conteúdos de qualificação (4ºP) que foram promovidos no 5ºP, o vendedor terá novas informações para criar novos materiais para o 4ºP, eliminando essas novas objeções, geralmente mais específicas, e evitando que elas cheguem a essa conversa entre empresa e clientes.

Resumindo, a Personalização nada mais é do que uma conversa entre o seu time de vendas e o seus consumidores para o esclarecimento de dúvidas, que, na verdade, são objeções que impedem a realização da venda. Essa conversa pode ser ativa, com o profissional entrando em contato para entender o motivo de um lead já quente não ter comprado ou passiva, quando o vendedor responde uma pergunta ou um comentário do consumidor. Essa conversa pode ocorrer em diversas plataformas: Fan Page no Facebook, Instagram, YouTube, blog, e-mail e WhatsApp. Não será raro você encontrar clientes que queiram tirar as dúvidas por telefone. Por isso, seu time de suporte precisa estar pronto para todas essas opções.

Uma boa dica para automatizar esse processo é criar respostas padronizadas. Após levantar as principais dúvidas e objeções que ainda persistem no 7ºP, produza materiais (texto, áudio ou vídeo) com a resposta. Dessa forma, o seu suporte de vendas, ao se deparar com esses questionamentos, só terá que enviar a resposta padrão para aquela objeção, evitando uma resposta diferente para cada vez que a mesma pergunta seja feita. Posicionamento e clareza são fundamentais para a sua autoridade e, por consequência, para vender cada vez mais.

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