Propagação: Como fazer o seu conteúdo alcançar mais gente

A propagação (6ºP) é uma arma muito poderosa em uma estratégia para vender mais. Já vimos que o conteúdo é primordial em todos as etapas de um funil de vendas. Assim, é fundamental que mais pessoas sejam impactadas com o seu material. Uma forma eficaz para isso é a propagação, que também pode ser chamada de viralização.

O ponto positivo da propagação é que você não paga nada por ela. Ao fazer um anúncio, você paga por ele. A pessoa impactada, ao clicar nele, gera um custo para você. Esse custo será maior ou menor conforme a taxa de conversão desse anúncio. Entretanto, essa mesma pessoa, ao compartilhar o seu post, irá impactar diversas pessoas. E você não terá custo extra por isso. Um 6ºP bem feito tem a capacidade de reduzir muito o custo por aquisição (quanto eu investi em tráfego para gerar uma venda). Caso as pessoas impactadas com seu conteúdo o compartilhem para mais gente, você alcançará uma grande massa de pessoas e aumentará a sua lucratividade.

A viralização de um conteúdo da sua empresa permite que a sua audiência cresça de forma orgânica. Ou seja, sem você ter que pagar para que essas pessoas se tornem seus leads ou, simplesmente, passem a te conhecer. Em outras palavras, a propagação permite que você atraia mais pessoas com o que você pagaria para alcançar um número menor de indivíduos. Além disso, a indicação de amigos e familiares é muito poderosa em um processo de vendas. Você compra de quem confia e conhece. Nesse sentido, se uma pessoa próxima do seu consumidor funciona como um ‘vendedor’ da solução que o seu produto oferece, a sua conversão de vendas será bem maior.

A propagação de um material não depende do vendedor e sim do próprio consumidor. Porém, você deve estimulá-lo a isso. E não é fácil. Para saber que tipo de conteúdo irá ou não viralizar, você precisa conhecer bem o seu público e a sua audiência para, a partir dessas informações, produzir um material excelente, que exploda o espaço mental do seu cliente ideal e o faça compartilhar com os seus amigos e seguidores.

O segredo para ter uma propagação poderosa é já contar com uma audiência numerosa e homogênea (com várias pessoas tendo as mesmas características de seu cliente ideal). Dessa forma, o conteúdo causará impacto em um número maior de pessoas, o que, naturalmente, gerará mais compartilhamentos. O material ideal para criar propagadores é o inspiracional. Uma boa história viraliza mais do que conteúdos técnicos e de vendas. Por ser um tráfego que você não controla – orgânico – , o seu conteúdo terá a função de manter a sua audiência homogênea. É fundamental que o seu material seja fiel ao seu posicionamento. Seja sempre congruente.

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