Que palavras devo usar com os meus clientes? A importância do campo semântico na produção de conteúdo

No Método 8Ps, ao fazer a Pesquisa (1ºP), o vendedor precisa levantar uma série de informações. Entre elas, estão o campo semântico do seu cliente ideal. Todos os consumidores estão acostumados a ler e ouvir palavras que geram conforto cognitivo para eles. O ideal é você utilizar essas palavras em seu conteúdo para gerar uma conexão maior.

Ao produzir o seu material, busque usar o que já está dentro da cabeça de seu cliente. Isso compreende as palavras que estão presentes no cotidiano dos consumidores e as imagens que sua persona costuma ver. Por isso, é fundamental seguir a ordem correta do Método 8Ps. O Conteúdo (4ºP) para ser bom precisa ser feito após uma completa Pesquisa (1ºP).

Vamos a um exemplo. Imagine que a sua audiência seja formada por mães que têm filhos com restrições alimentares e você venda a solução para essa dor, como um e-book com receitas de guloseimas sem glúten e lactose. Ao longo de seus diversos conteúdos, você precisa utilizar palavras que sejam do cotidiano delas, que criem conexão e que mostrem os seus pontos de valor. Nesse exemplo, o vendedor pode utilizar os seguintes termos: “família”, “filhos”, “crianças”, “alimentação”, “sabor”, “lactose”, “glúten”, “receitas”, “ver o filho comer”, “desejo”, “vontade”, “água na boca”, “intolerância”, “restrição”, “alergia alimentar”, “satisfação”, “cozinha”, “cardápio”, “superação”, “empoderada”, “nutrição”, “tristeza”, “felicidade”, “crianças felizes” e “saudável”.

A escolha das palavras é muito importante no momento da criação de seu conteúdo. Elas trazem sentimentos e emoções. A emoção é o combustível da ação e gera vendas. Em sua comunicação, opte por termos que mostrem o que o seu consumidor valoriza e as palavras do campo semântico dele. Essas palavras geram familiaridade. Com familiaridade, há mais credibilidade. Para vender mais, a credibilidade é fundamental.

Da mesma forma que o seu cliente ideal está acostumado a ouvir e ler certas expressões, ele também tem a familiaridade com determinadas referências visuais. Ao escolher uma imagem para o seu conteúdo, saiba qual está ligada ao cotidiano de sua persona. Ainda no exemplo acima, fotos de família reunida em uma refeição ou de uma criança cozinhando com a mãe são ótimas opções. Mesmo em um conteúdo escrito, o vendedor precisa conhecer a referência visual do consumidor para criar um material rico em detalhes, além de pintar os quadros mentais da dor e do prazer.

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