Recompensa digital: O que é e para que serve?

Recompensa digital é um conteúdo com informações valiosas que você entregará gratuitamente para determinada pessoa em troca do contato dela (e-mail ou número de WhatsApp). Geralmente, esse conteúdo é destinado ao consumidor no estágio do pesquisador. Nessa etapa, o potencial cliente está ciente que possui uma dor e está em busca da solução, mas ainda não faz ideia das opções que tem.

O conteúdo da recompensa digital deve ser muito valioso. Ele precisa, além de uma boa estática, ser rico em informações. Entretanto, nesse tipo de material, você não pode entregar a solução da dor principal de seu consumidor. Isso é função do seu produto e você cobrará por isso. Esse conteúdo gratuito tem a função de ensinar a resolver um problema secundário.

Um exemplo vai facilitar o entendimento. Imagine que o seu produto seja um curso online que ensina o seu cliente a passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesse caso, a sua recompensa digital poderia ser uma ví­deo-aula sobre como administrar o tempo na hora de fazer a prova. E-books ou planilhas também são ótimos formatos para esse tipo de conteúdo. Ainda no mesmo exemplo, o vendedor poderia disponibilizar um livro digital com um plano de estudos ou um arquivo com todas as questões das últimas dez edições do certame.

O acesso à  recompensa digital se dá através de uma página de captura. Nela, a pessoa deixa algumas informações (sempre peça o contato dela) e, a partir daí­, você entregará o conteúdo gratuito. Você pode enviá-lo diretamente por e-mail ou mandar um link com o acesso a esse material. O importante é você conseguir o e-mail ou o número de telefone do potencial cliente. Geralmente, o seu cliente ideal chegará a essa página através de um anúncio, que pode ser no Facebook, no Google, no Instagram ou em um banner.

O contato do seu consumidor será muito importante para a sua estratégia dentro de um funil de vendas. Com o e-mail ou número de telefone de celular, você terá um canal de comunicação direto com o seu potencial cliente. Seus materiais chegarão mais facilmente para ele. Além disso, você saberá que tipo de conteúdo desperta mais interesse nele e em que estágio na jornada do consumidor ele se encontra. Dessa forma, você saberá o momento exato para enviar uma oferta, o que aumentará a sua conversão de vendas.

A partir do momento que você tem o contato da pessoa, ela se torna um lead. A sua função, dentro do funil de vendas, é transformar esse lead em um comprador e/ou em um propagador de seu conteúdo e produto. Para isso, você deve qualificar esse consumidor enviando conteúdos de qualidade.

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