Veja quais são as etapas para você realizar uma venda

O grande objetivo de qualquer empresário, independentemente do segmento, é vender. Conrado Adolpho, em seu Método 8Ps, afirma que há cinco etapas para se realizar uma venda perfeita. Após realizar a pesquisa e identificar o perfil do cliente ideal, o vendedor precisa descobrir como irá chamar atenção do público que deseja atingir. Esse é o primeiro passo. Para isso, a persona deve estar bem montada, já que você precisa conhecer quais são as dores e os sonhos da personificação de seu cliente ideal. Você deve utilizar essas informações na comunicação com os seus consumidores. Agite o problema que a sua persona tem através de seu conteúdo, nesse caso pode ser em um anúncio no Facebook ou no Google. Faça esse indivíduo pensar que precisa descobrir como resolver uma dor ou realizar um sonho.

A segunda etapa para realizar uma venda é criar uma conexão entre sua empresa e o seu cliente. Após o seu conteúdo chamar a atenção, o vendedor precisa mostrar que entende o problema vivido pelo consumidor e que tem a solução. Uma ótima forma de criar empatia é através de histórias inspiracionais. Conteúdos com o formato Jornada do Herói costumam fazer com que os seus consumidores confiem mais em você e na solução que você está vendendo. A história pode ser sobre você mesmo ou outros clientes que tinham o mesmo problema da persona e, através de seu produto, alcançaram à solução.

No terceiro passo, o vendedor, por meio do conteúdo, deve trabalhar a intensidade da dor da persona. Dessa forma, o consumidor compreenderá que você, realmente, sabe o que ele está passando com esse problema. Além disso, nessa etapa, o conteúdo precisa ser mais persuasivo. Por conta disso, explore os famosos gatilhos mentais. Já na quarta etapa para realizar uma venda, o vendedor, em sua conversa com o consumidor, deve explicar mais sobre o produto que promete solucionar a dor da persona. Nessa altura, aspectos técnicos devem ser destacados, além das famosas provas sociais.

Por fim, a quinta etapa é a entrega da oferta. Em seu funil de vendas, o vendedor deve tentar vender a oferta e não apenas o produto. E nesse conteúdo que você, através das palavras certas e dos gatilhos mentais, valoriza a solução que está vendendo e mata as objeções. A ideia aqui é construir um valor alto para que o consumidor ache o seu produto barato independente do preço.

 

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